O que Vai Realmente Precisar para os Primeiros Dias
O Que Levar na Mala para o Hospital
São tantas a coisas em que pensar quando um bebé está para chegar, que muitas vezes só começamos a preparar a mala da maternidade quando estamos mesmo na reta final da gravidez. Por aqui achamos que o melhor é mesmo fazer a mala com antecedência – as surpresas acontecem e o bebé pode chegar antes da data prevista. As 35 ou 36 semanas são um bom momento para preparar tudo com calma e garantir que nada fica esquecido, nem para a mãe, nem para o bebé. Neste post mostramo-vos os essenciais que não podem faltar.
Das Ideias para o Papel
O melhor é começar por fazer uma lista com o que quer levar para si para o seu bebé, até porque há pequenos pormenores que só nos lembramos se passarmos tudo para o papel ou para uma lista no telemóvel, com tempo e com calma. Aconselhamos a que fale com o Hospital ou Maternidade onde vai fazer o parto, porque a lista do que precisa de levar e do que é fornecido pela instituição pode variar.
Preparar as Roupas do Bebé
Antes de começar a fazer a mala, o primeiro passo é mesmo preparar a roupa que comprou para o seu bebé. Retire todas as etiquetas incómodas e lave as peças num programa para roupa delicada e, se possível, use um detergente amigo do ambiente e adequado a peles sensíveis.
O Que Levar para o Bebé
Pode não vir a precisar de tanta roupa para o seu bebé, mas é preferível levar algumas peças a mais para estar totalmente à vontade e sem preocupações. Sabemos que há sempre uma roupa especial que gostamos de vestir pela primeira vez, mas escolha peças confortáveis, feitas com tecidos suaves, sem elásticos e com molas, para que vestir o bebé seja uma tarefa simples e ele se sinta o mais confortável possível.
- 4 bodies
- 4 conjuntos de roupa exterior
- 4 casacos de malha, mais fina ou mais grossa dependendo da estação do ano
- 4 pares de botinhas ou meias
- 2 gorros
- 1 manta para aconhegar o bebé
- 3 mousselinas
- 1 lima de cartão, 1 escova ou pente de cabelo
- 1 toalha de banho
- Cadeira de transporta para o carro
Sugerimos que coloque a primeira roupa que o bebé vai vestir logo após o parto numa bolsa à parte. O nosso saco de pano “How Big Is My Baby?” é perfeito para levar a primeira roupinha ou outras peças mais pequenas, como chupetas, meias ou fraldas.
Roupa para a Mãe
A mala da maternidade não é só para o bebé. A mãe vai passar alguns dias no hospital e há alguns essenciais que não podem faltar para que se sinta o mais cómoda possível. Veja aqui as nossas sugestões:
- 4 camisas de dormir ou pijama com abertura à frente para facilitar a amamentação
- 1 robe
- Chinelos de quarto e chinelos de banho
- Produtos e objetos de higiene pessoal
- Roupa interior (cuecas e soutiens de amamentação)
- Creme e discos protetores para os mamilos
- Medicamentos que toma habitualmente
- Roupa e sapatos confortáveis para o dia da alta
Para além da roupa, há também alguns documentos que não pode esquecer. Garanta que leva consigo o Boletim de Saúde da Grávida, juntamente com análises, ecografias e outros exames que tenha feito ao longo da gravidez. Não esqueça o seu cartão de cidadão e cartão de seguro de saúde, se aplicável.